Gestão Imobiliária
Objetivo Geral
Formar e qualificar profissionais em nível superior para atuarem no ramo imobiliário, com consciência globalizante e crítica, no campo do saber multidisciplinar constituído pelo conjunto das interfaces econômicas, administrativas, contábeis e jurídicas, ampliando os níveis de empregabilidade e empreendedorismo, definido pelas novas exigências do mercado imobiliário.
Objetivos Específicos
a. Qualificar ou formar em nível superior o Corretor de Imóveis, na qualidade de Tecnólogo em Gestão ou Consultor de Negócios Imobiliários.
b. Formar e qualificar os profissionais atuantes no mercado ou que tenham pretensões de ingressar no ramo, na modalidade de Tecnólogo em Gestão ou Consultor de Negócios Imobiliários.
Perfil Profissiográfico
Os procedimentos metodológicos abrangem atividades teóricas e práticas que devem estimular a criatividade, a iniciativa, e a solução de problemas, conduzindo o aluno do curso a:
o – Usar raciocínio lógico, crítico e analítico, para operar valores e informações matemáticas;
o – Integrar fontes de recursos econômicos com as oportunidades de negócios imobiliários;
o – Lidar com modelos inovadores de gestão; elaborar programas e familiarizar-se com planejamento estratégico da empresa imobiliária;
o – Utilizar-se das inovações tecnológicas da informática e de acesso à internet; exercer a intermediação na venda, compra, permuta, locação e avaliação de imóveis;
o – Atuar como Consultor Imobiliário, aconselhando e resolvendo negócios realizados por corretores de imóveis;
o – Orientar a população no processo de escolha de terreno e habitações;dar pareceres e fornecer laudos técnicos a órgãos públicos e empresas privadas, inerentes à área imobiliária;
o elaborar planos de ação, visando eliminar distorções no equilíbrio do mercado imobiliário.
Possíveis áreas de atuação do expertise em Gestão Imobiliária
- Corretor de Imóveis: intermediação de compra, venda e permuta de imóveis;
- Captador de imóveis para venda e locação;
- Consultor imobiliário em: planejamento;
- Perito Avaliador privado ou Público (Prefeituras, Poder Judiciário, Estatais);
- Leiloeiro de Imóveis;
- Auditor imobiliário;
- Mediação e Arbitragem Imobiliária;
- Documentologista (assessor em documentação – especificação de condomínios, regularização de documentação em cartórios, etc.);
- Pesquisador de Mercado – prospecção, estatística e análise de tendências;
- Marketing imobiliário; ” Responsável Técnico de transações;
- Administrador de Imóveis Comerciais, Industriais e rurais;
- Administrador de Condomínios;
- Administrador de Shoppings Centers;
- Arrendamento Imobiliário;
- Imobiliarista em Construtoras e Incorporadoras.
Matriz Curricular
Componentes Curriculares | Hora / Aula | Créditos |
Introdução a Gestão Imobiliária | 40 | 2 |
Contabilidade Aplicada | 40 | 2 |
Modelos de Gestão | 80 | 4 |
Pesquisa nas Ciências Imobiliárias | 40 | 2 |
Noções de Engenharia e Arquitetura | 40 | 2 |
Matemática | 40 | 2 |
História e Geografia Econômica Regional | 40 | 2 |
Instituições de Direito | 80 | 4 |
Total | 400 | 20 |
Componentes Curriculares | Hora / Aula | Créditos |
Operações Imobiliárias | 40 | 2 |
Matemática Aplicada | 40 | 2 |
Engenharia e Arquitetura Aplicada | 40 | 2 |
Modelos de Gestão: Tópicos Avançados | 80 | 4 |
Direito e Legislação Imobiliária | 80 | 4 |
Português Instrumental | 80 | 4 |
Planejamento Urbano e Meio Ambiente | 40 | 2 |
Total | 400 | 20 |
Componentes Curriculares | Hora / Aula | Créditos |
Gestão de Locação | 40 | 2 |
Estatística e Pesquisa Imobiliária | 40 | 2 |
Economia Aplicada | 40 | 2 |
Apropriação, Análise de Custos e Tributação Imobil | 40 | 2 |
Avaliação Imobiliária | 40 | 2 |
Direito Imobiliário | 80 | 4 |
Operações Imobiliárias: Práticas Avançadas de Vendas | 40 | 2 |
Inglês Instrumental | 80 | 4 |
Total | 400 | 20 |
Componentes Curriculares | Hora / Aula | Créditos |
Gestão de Condomínios | 80 | 4 |
Matemática Financeira e Análise de Investimentos | 40 | 2 |
Economia Regional e Urbana | 40 | 2 |
Operações Imobiliárias: Internet e Software | 40 | 2 |
Avaliação Imobiliária | 40 | 2 |
Marketing Imobiliário | 40 | 2 |
Gestão de Lançamentos Imobiliários | 40 | 2 |
Gestão de Locação: Tópicos Avançados | 40 | 2 |
Urbanismo | 40 | 2 |
Total | 400 | 20 |
Carga Horária do Curso: 1600 horas